Sobre este Blog

Esse blog foi criado inicialmente como um trabalho conjunto em parceria com a Professora Carolina Wolff, do Colégio Oswald, de São Paulo, para o uso no Laboratório de Informática com seus alunos do ensino fundamental para que eles pudessem acessar conteúdos para conhecer mais sobre como pesquisar na internet. Junto com a professora Carolina, a professora Clarissa Tams publica conteúdos que auxiliam os alunos para que suas pesquisas na internet tornem-se mais qualificadas e confiáveis. No Blog são postados os temas que também são desenvolvidos com as turmas presencialmente no Laboratório da escola, com o auxilio da Professora Carolina. A partir das postagens, os alunos realizam as atividades que são sugeridas nas postagens e publicam nos comentários suas impressões. A versão original do blog pode ser vista aqui.


O blog atual foi criado por mim, Clarissa Tams, para o curso #Curso_PEIn_TDMA2, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, ministrado pela professora Dênia Falcão e professor José Moran.

Com a adaptação, foram incluídas algumas atividades nas postagens para promover a interação dos usuários do Blog e dar uma ideia de como seria sua aplicação em sala de aula.


Objetivo
O objetivo deste Blog é fornecer conhecimento para os alunos do ensino fundamental para realizar suas pesquisas na internet e com isso, qualificar seus resultados na busca de informações em sites e portais confiáveis, contribuindo para formação do senso crítico na busca de conhecimento e informação.
Elementos
O que este elemento pode considerar
a curto prazo
Alinhamento
Vivenciar a experimentação da pesquisa através do conteúdo e atividades do blog.
Mostrar de forma simples e didática formas de melhorar a pesquisa na internet.
Elaboração
Os alunos acessam os computadores da escola sempre com um objetivo alinhado com as atividades em sala de aula. A partir do contato com o conteúdo do blog os alunos são incentivados a aprimorar sua pesquisa na internet podendo utilizá-la em suas atividades para sala aula.
Através dos posts  no blog os alunos serão direcionados a técnicas e dicas de pesquisa na internet para qualificar seus resultados. A partir da informação de cada post são orientados a realizar as atividades propostas combiná-las com suas necessidades no trabalho diário da escola.
Transformação
Para este projeto são considerados os seguintes elementos que favorecem uma transformação a partir da interação com o objeto de aprendizagem:
- apresentar aos alunos conteúdos em estilos não tradicionais, textuais e visuais e incentivar a participação deles a interagir com os conteúdos;
- capacitar os alunos na busca e seleção de conhecimentos a partir da pesquisa na internet, que é o meio mais utilizado por eles hoje;
- capacitar os alunos na geração de conhecimentos a partir do conteúdo pesquisado, com critérios de confiabilidade das fontes de informação;
- introduzir elementos da atualidade relacionados ao tema.
O projeto também deve estar alinhado às necessidades dos professores, com projetos desenvolvidos em sala de aula e os alunos também devem refletir sua qualificação para pesquisa em suas atividades diárias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário