sábado, 5 de dezembro de 2015

Avaliando os resultados da pesquisa


Você já se perguntou o porquê de um site aparecer antes dos demais? 

Nem sempre o primeiro endereço indicado é o mais interessante, muitas vezes são resultados dos sites mais acessados ou de anúncios. 

Por isso, é preciso ficar atento e analisar o resultado da pesquisa antes de sair clicando!


Conheça algumas dicas importantes:

Data
A data de publicação da página é um dado importante se a procura for por notícias. Há risco de os sites exibirem informações desatualizadas.

Assinatura

Observando o endereço da página, é possível ter uma ideia da credibilidade do conteúdo. As extensões .gov (governamentais), .org (instituições sem fins lucrativos) e .edu (universidades, fora do Brasil) são mais indicadas.

A extensão .com, que é a mais comum, abriga de tudo - muita bobagem, mas também sites de jornais e revistas. É importante também verificar na página os responsáveis pelo conteúdo. Procure o link "quem somos" para saber quem são estes responsáveis.


Fique atento! Devemos pesquisar em no mínimo três sites para averiguar a informação que estamos buscando, ou as diferentes formas de se falar dela.


Observe estes sites e o .gov, .org e .com. Faça uma visita em cada um deles e depois de descobrir sobre o que eles falam, conte pra gente nos comentários qual você mais gostou de navegar e conhecer.


.gov: http://www.mec.gov.br/ | http://www.ibge.gov.br/home/

.com: http://mundoestranho.abril.com.br/ | http://www.folha.uol.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário